A associação Pour Le Brésil está com inscrições abertas para estudantes universitários da Amazônia Legal interessados em concorrer a bolsas de intercâmbio no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po), na França. A iniciativa integra o programa Summer School – University Program e contempla acadêmicos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Podem participar estudantes oriundos dos estados do Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além das regiões amazônicas do Maranhão e do Mato Grosso. As inscrições seguem abertas até 23h59 (horário de Brasília) do dia 18 de janeiro, por meio de formulário on-line.
Ao todo, serão ofertadas até três bolsas, com duração de quatro semanas, entre 2 e 25 de junho de 2026. Além da cobertura dos custos do programa acadêmico, os selecionados receberão subsídios para despesas durante a permanência na França.
Critérios de participação
Para concorrer, o candidato deve ser brasileiro, ter entre 18 e 29 anos, ser natural da região Amazônica e possuir nível intermediário a avançado de inglês, com comprovação. Conforme o edital, terão prioridade candidatos de baixa renda, integrantes de comunidades tradicionais (ribeirinhas, quilombolas e indígenas), pessoas negras (pretos e pardos), mulheres, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência.
O programa tem como objetivo proporcionar uma experiência acadêmica internacional de excelência a estudantes da Amazônia. Podem se inscrever acadêmicos de todas as áreas do conhecimento e de todos os níveis do ensino superior — graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado — sem restrições.
Documentação exigida
Os candidatos devem enviar, em formato PDF, a documentação completa, composta por:
- Documento oficial com foto (RG ou CNH);
- Passaporte (caso não possua, haverá apoio para a obtenção);
- Currículo (CV) em inglês, com até duas páginas;
- Carta de motivação em inglês (300 a 500 palavras);
- Comprovante de matrícula no ensino superior;
- Histórico oficial de notas;
- Certificado de proficiência avançada em inglês (TOEFL, Cambridge, IELTS ou Duolingo) ou realização do Summer School language assessment;
- Comprovante de renda familiar;
- Comprovante de residência.
Inscrições com documentação incompleta serão automaticamente desconsideradas. O passaporte é o único documento não obrigatório no momento da inscrição.
Apoio aos estudantes da UEA
Acadêmicos da UEA que necessitarem de apoio durante o processo seletivo podem procurar a Assessoria de Relações Internacionais (ARI), que realiza atendimento presencial na Reitoria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Djalma Batista, nº 3.578, bairro Flores.
A ARI também disponibiliza atendimento aos sábados, das 9h às 14h, por meio do Arifone, no número (92) 9232-2251.
Mais informações sobre o programa e as bolsas estão disponíveis no edital oficial.




