O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quarta-feira (28) da sessão de abertura do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, realizado na Cidade do Panamá, onde foi o segundo líder a discursar, logo após o presidente anfitrião, José Raúl Mulino.
O encontro reúne chefes de Estado, empresários e especialistas de mais de 70 países da região para debater temas centrais à economia latino-caribenha, como infraestrutura e desenvolvimento, inteligência artificial, comércio, energia, mineração e segurança alimentar.
Na programação, está prevista também a visita dos líderes a uma das eclusas do Canal do Panamá, onde será feita a foto oficial do evento, além de reuniões bilaterais entre os presidentes participantes.
No âmbito da cooperação entre Brasil e Panamá, Lula deve assinar um acordo bilateral voltado a investimentos, expansão comercial e facilitação logística entre os dois países, reforçando a importância estratégica do intercâmbio econômico. O Brasil é atualmente um dos principais usuários do Canal do Panamá para exportações, com cerca de sete milhões de toneladas de produtos brasileiros passando por ali anualmente.
O Fórum segue até quinta-feira (29) e reúne mais de 2,5 mil lideranças políticas, empresariais e acadêmicas para aprofundar o diálogo sobre os desafios e oportunidades econômicas na América Latina e no Caribe.
Informação Agência Brasil




