O estudante Luís Otávio Nogueira, do curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), conquistou o 1º lugar na 5ª edição da Olimpíada de Medicina (Omed), na categoria Ciclo Clínico, realizada em 2025. Reconhecida como a maior olimpíada acadêmica de Medicina do Brasil, a Omed reúne graduandos de diversas instituições do país.
Criada em 2020 por estudantes da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, a competição tem como proposta desafiar, de forma integrada e cooperativa, o raciocínio clínico, teórico e prático dos futuros médicos, promovendo a excelência na formação acadêmica.
Para o reitor da UEA, professor doutor André Zogahib, a conquista reafirma a qualidade do ensino ofertado pela universidade. “É motivo de grande satisfação ver um aluno da nossa instituição pública alcançar um resultado tão expressivo em uma competição de relevância nacional. Parabenizo o Luís Otávio pelo excelente desempenho, assim como os professores da UEA, que contribuem diariamente para uma formação de qualidade”, destacou.
A vice-reitora da UEA, professora doutora Katia Couceiro, também celebrou o resultado. “A Omed envolve estudantes de universidades de todo o Brasil e tem ainda mais visibilidade por estar ligada a uma instituição de referência como o Albert Einstein. Essa conquista nos enche de orgulho e reforça o empenho dos nossos docentes e o trabalho que vem sendo desenvolvido na universidade”, afirmou.
A prova foi aplicada simultaneamente em 13 cidades brasileiras: São Paulo, Botucatu, Manaus, Belo Horizonte, Campo Grande, Imperatriz, Goiânia, Salvador, Aracaju, Barbalha, Belém, Teresina e Juiz de Fora. Aluno do 11º período de Medicina, Luís Otávio destacou a emoção ao receber o resultado. “Foi uma surpresa e uma felicidade muito grande. Ver que o esforço e o estudo trouxeram essa gratificação dá a sensação de estar no caminho certo e de estar me tornando um médico melhor”, disse.
Como premiação, o estudante recebeu troféu, certificado, gratificação em dinheiro e participou de uma imersão de dois dias no Hospital Israelita Albert Einstein.
Sobre a Omed
Realizada anualmente desde 2020, a Olimpíada de Medicina tem como objetivo estimular o aprimoramento do ensino médico no Brasil por meio de uma competição saudável e colaborativa. A prova abrange conteúdos diversos da graduação e promove a troca de experiências entre estudantes de diferentes regiões do país, unidos pela paixão pelo conhecimento e pela Medicina.
A Omed é aberta a alunos do 1º ao 12º semestre do curso de Medicina e é dividida em duas categorias: Ciclo Básico e Ciclo Clínico, de acordo com as disciplinas correspondentes a cada etapa da formação acadêmica.




