Brena Dianná, candidata a prefeita de Parintins pela coligação União por Parintins (União Basil, PP, PRD, DC, Agir, Mobiliza, PSB) participou de uma reunião com apoiadores, na noite desta terça-feira (03/09). Durante o encontro, ressaltou a importância dos artistas para a divulgação da cultura e movimentação da economia do município. Ela pretende valorizar os trabalhadores do setor.
Brena relembrou sua dedicação ao Festival Folclórico de Parintins. Por 10 anos, defendeu o item de número oito, Rainha do Folclore, do boi Caprichoso. Dentro e fora do bumbódromo, conheceu de perto a magia do evento e as dificuldades para fazer uma bela apresentação.
Brena ressaltou que sempre atuou em prol da cultura local e firmou compromisso permanente com o seguimento artístico e cultural do município. “Eu não posso, de forma alguma, não trabalhar lado a lado com a cultura, com a arte, com a poesia, com a música, com a dança. Até porque eu fui dez anos Rainha do Folclore do Caprichoso. Presenciei as dificuldades. Os nossos artistas sofrem por não terem renda fixa o ano todo”, salientou Brena.
A candidata pontuou ainda a desvalorização que os setores artístico e cultural enfrentam ao não contarem com apoio permanente e com calendário fixo de repasses por parte da Prefeitura de Parintins. Neste ano, a Associação das Tradições Culturais do Mocambo do Arari (Atracamar), que organiza o Festival da Comunidade Mocambo do Arari, ocorrido no mês de agosto, recebeu R$ 300 mil do Governo do Estado. O repasse ocorreu, no mês de julho, permitindo a compra dos materiais e o pagamento dos artistas envolvidos no espetáculo. A Prefeitura destinou apenas R$ 50 mil em duas parcelas. A última parcela foi entregue um dia antes do evento acontecer.
Compromisso com o seguimento artístico e cultural
Brena Dianná reforça seu compromisso com a cultura e profissionais da arte em Parintins. A candidata propõe a implementação da Secretaria de Economia Criativa para valorizar os artistas locais e potencializar os negócios nesta área.
“Os parintinenses têm tanto potencial, mas estão se perdendo com o tempo por falta de apoio, por falta de incentivo. É o nosso compromisso ter uma Secretaria de Cultura que funcione. A gente vai ter aqui uma Secretaria de Economia Criativa com equipe técnica capacitada, empenhada em garantir recursos para investimentos neste setor”, afirmou Brena.