A Polícia Federal deflagrou nos dias 11 e 12 de junho a Operação Caixa Alta, voltada ao combate de crimes eleitorais no estado do Amazonas. A ação visa apurar suspeitas de corrupção envolvendo agentes públicos do município de Jutaí, no contexto das eleições municipais de 2024.
Ao todo, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Manaus e Jutaí, com ordens expedidas pela Justiça Eleitoral. Os investigadores buscam esclarecer o uso indevido de recursos públicos em práticas ilícitas de campanha.
As investigações tiveram início após a apreensão de cerca de R$ 800 mil em espécie, encontrada em setembro de 2024 dentro de um jatinho fretado no Aeroclube de Manaus. O montante estava embalado como se fosse uma encomenda e tinha como destino o município de Fonte Boa (AM). Segundo a apuração da PF, a aeronave teria sido contratada pela Prefeitura de Jutaí.
Os envolvidos poderão responder por crimes como corrupção eleitoral (caixa dois), falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, entre outros delitos que podem ser descobertos no curso da operação. Durante os cumprimentos dos mandados, a PF apreendeu aparelhos eletrônicos e valores em dinheiro.
Com Informação Polícia Federal