O governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou, nessa quarta-feira (23/07), a importância estratégica dos servidores da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM) para o desenvolvimento do Estado, durante a cerimônia simbólica de posse de 105 candidatos aprovados no concurso público da pasta. O evento aconteceu no auditório da sede do Governo, na avenida Brasil, bairro Santo Agostinho, em Manaus.
Com a presença de secretários de Estado e representantes do alto escalão da Sefaz, a cerimônia celebrou a chegada de uma nova geração de servidores que já está em exercício, convocada de forma gradual conforme o planejamento administrativo. As nomeações representam a retomada de um ciclo de recomposição do quadro funcional da Fazenda, após um hiato de quase duas décadas — o último concurso havia sido realizado em 2005.

“Hoje é uma data, de fato, muito especial. Vocês estão vindo para uma secretaria que é referência nacional. Não sei se todos sabem, mas a nota fiscal eletrônica foi desenvolvida no Amazonas. Avançamos muito em automação de processos e modernização fiscal nos últimos sete anos, e vocês chegam para fortalecer ainda mais esse trabalho”, afirmou o governador Wilson Lima, ao dar as boas-vindas aos novos servidores.
O secretário de Estado da Fazenda, Alex Del Giglio, também ressaltou o papel fundamental do corpo técnico na sustentabilidade fiscal do Estado. “A importância do servidor fazendário está presente em todas as etapas da gestão: na arrecadação, na execução do orçamento e na administração do tesouro. Esse trabalho coordenado é o que garante uma gestão eficiente e responsável”, declarou.
O concurso da Sefaz-AM, realizado em 2022, ofereceu 210 vagas distribuídas entre seis cargos estratégicos, como auditor fiscal de tributos estaduais, gestor de tecnologia da informação, controlador de arrecadação, analista do tesouro estadual e técnico administrativo da Fazenda. A seleção reforça o compromisso do Governo com a modernização institucional, a transparência na gestão dos recursos públicos e a eficiência na arrecadação.
Com 105 servidores já nomeados em quatro chamadas públicas, o governo planeja convocar mais 26 aprovados na próxima etapa, fortalecendo ainda mais a capacidade técnica da secretaria.
Também participaram da solenidade os secretários da Casa Civil, Flávio Anthony; de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Serafim Corrêa; das Cidades e Territórios, Renata Queiroz; além do procurador geral do Estado, Giordano Bruno, e dos secretários executivos da Sefaz, Dario Paim (Receita), Christiane Travassos (Orçamento), Luiz Otávio Silva (Tesouro) e Alana Valério (Administração).
O reforço do quadro técnico da Sefaz-AM, segundo o Governo do Amazonas, representa mais um passo para garantir estabilidade fiscal, melhoria nos serviços prestados à população e valorização do serviço público como instrumento de transformação social.




