Em apenas três dias, o Mutirão da Cidadania já contabilizou 4.173 atendimentos para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em Manaus. A iniciativa é realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
A ação começou no último dia 25 de agosto e segue até 5 de setembro, em todas as unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) da capital. A meta é alcançar 10 mil atendimentos até o fim do mutirão — o que já teve quase metade cumprida em tempo recorde.
O atendimento está sendo realizado para as pessoas que fizeram o agendamento no dia 20 de agosto, nos Centros de Convivência Magdalena Arce Daou (Compensa), Teonízia Lobo (Amazonino Mendes) e no Ceti João dos Santos Braga (Nova Cidade).
A moradora do bairro Jorge Teixeira, Rosiclei Batista, de 32 anos, foi uma das beneficiadas com o serviço no PAC Phelippe Daou.
“É muito importante atualizar a documentação porque em muitos lugares o documento antigo já não é aceito. Até para viajar, tem lugar que não aceita mais”, afirmou.
A dona de casa Iasmim Esmeralda, de 28 anos, também aprovou a ação após emitir a nova identidade no PAC do Shopping Cidade Leste.
“Foi bem fácil e prático. Agendei para mim e para minhas filhas. Essa nova identidade vai facilitar na escola, no atendimento médico… Ela já vem com CPF, impressão digital, fica tudo mais simples”, destacou.
Para Raimundo Caconso, de 52 anos, o maior benefício da CIN é a integração de diversos dados em um único documento.
“Agora a gente tem tudo em um só: CPF, título de eleitor, CNH, NIS. Não precisa mais sair com uma papelada, isso facilita muito o dia a dia”, avaliou.