sexta-feira, novembro 28, 2025
InícioBrasilInfecções por Aedes aegypti durante a gestação aumentam risco de complicações no...

Infecções por Aedes aegypti durante a gestação aumentam risco de complicações no parto, aponta estudo da Fiocruz

Um amplo estudo nacional realizado pela Fundação Oswaldo Cruz, com base em dados de mais de 6,9 milhões de nascimentos entre 2015 e 2020, identificou que infecções por arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti — como dengue, zika e chikungunya — durante a gravidez estão associadas a graves complicações no parto.

De acordo com os pesquisadores do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde (Fiocruz Bahia), mulheres infectadas durante a gestação têm risco elevado de parto prematuro, bebês nascidos com baixo peso, escore de Apgar reduzido e até óbito neonatal. No caso da zika, o estudo aponta ainda aumento expressivo nos casos de malformações congênitas.

O estudo revela que os impactos variam conforme o tipo de vírus e o período da gestação em que ocorre a infecção, indicando que há janelas de maior vulnerabilidade ao longo dos trimestres.

Especialistas que assinam a pesquisa recomendam reforço nas medidas de prevenção, com ênfase particular para gestantes, sobretudo em comunidades vulneráveis onde a exposição ao mosquito é maior. Também destacam a importância de campanhas de educação em saúde, ampliação do acesso a vacinas contra dengue — e inclusão urgente de vacinas contra chikungunya na política nacional de imunização.

Informações Agência Brasil

Acesse nosso canal no youtube Programa Olho Aberto Parintins

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui