terça-feira, outubro 28, 2025
InícioAmazonasÓrgãos discutem protocolo de prevenção contra intoxicação por metanol no Amazonas

Órgãos discutem protocolo de prevenção contra intoxicação por metanol no Amazonas

Diante do aumento de casos de intoxicação por metanol no Brasil e da possibilidade de ocorrência no Amazonas, o Ministério Público do Estado (MPAM) reuniu, nesta quarta-feira (1º/10), representantes de órgãos de saúde e defesa do consumidor para discutir medidas de prevenção. O encontro resultará em uma recomendação assinada por promotorias das áreas de saúde e consumo, com foco no fortalecimento da fiscalização e na orientação da população.

A procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Albuquerque, conduziu a reunião, que contou com membros do MP, representantes da Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP), Secretaria de Estado de Saúde (SES), além do Procon-AM e Procon Manaus.

Entre as medidas em andamento estão a intensificação das inspeções em bares, restaurantes e pontos de venda de bebidas, a elaboração de uma nota técnica pela FVS-RCP com orientações sobre a intoxicação por metanol e a preparação da rede estadual de saúde para atender possíveis casos. A SES-AM já solicitou orçamento para aquisição de etanol, usado como antídoto.

Os órgãos de defesa do consumidor também vão reforçar a comunicação com a população. “É importante que os consumidores estejam atentos à procedência das bebidas. Diante de qualquer sinal suspeito, não consumam e denunciem”, destacou Danielma Coelho, chefe de fiscalização do Procon Manaus.

A recomendação do MPAM será encaminhada aos órgãos locais e também a entidades nacionais, como Anvisa, Abrasel e CDL Manaus. O documento vai detalhar orientações técnicas e cobrar a intensificação da fiscalização.

Segundo o MPAM, o objetivo é agir de forma preventiva, evitando que o estado enfrente casos graves de intoxicação. “Precisamos tomar medidas para que os responsáveis sejam responsabilizados e para que os consumidores não sofram com esse mal”, afirmou a procuradora-geral Leda Mara Albuquerque.

Risco à saúde

O metanol é um solvente altamente tóxico, usado em produtos industriais. A intoxicação pode ocorrer por ingestão, inalação ou contato com a pele, causando sérios danos ao organismo. O Ministério da Saúde já emitiu nota técnica orientando todos os estados a notificarem imediatamente casos suspeitos de contaminação.

Acesse nosso canal no youtube Programa Olho Aberto Parintins

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui