A cidade de Parintins iniciou nesta quarta-feira (18) a terceira edição do mutirão de cirurgias de catarata, fruto da parceria entre o programa Opera+ Amazonas e o Projeto Novo Olhar. A ação, que segue até segunda-feira (23), tem como objetivo ampliar o acesso a procedimentos oftalmológicos e reduzir filas de espera no interior do estado.
Nesta etapa, 140 pacientes passaram pela triagem pré-cirúrgica e os considerados aptos já tiveram suas cirurgias agendadas. Com os três mutirões realizados até agora, até 430 pessoas foram atendidas no município.
Os procedimentos estão sendo feitos no Hospital Padre Colombo, unidade da rede estadual mantida por convênio entre a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e a Arquidiocese de Parintins.
A iniciativa é parte do programa estadual Opera+ Amazonas, que tem como meta realizar 12 mil cirurgias oftalmológicas em todo o estado, contribuindo para a descentralização dos serviços de saúde e evitando que pacientes precisem se deslocar até Manaus para tratamento especializado.
Segundo a secretária de Saúde do Estado, a parceria com o Projeto Novo Olhar tem ampliado o acesso a cirurgias que antes demoravam a serem realizadas. O deputado Delegado Péricles, idealizador do Projeto Novo Olhar, destacou o impacto social da ação ao devolver a visão e a independência para muitas pessoas e suas famílias.
O mutirão mobiliza equipes de saúde, triagens e agendamentos com o objetivo de prestar atendimento rápido e eficiente para quem sofre com problemas de visão relacionados à catarata, uma das principais causas de cegueira evitável.




