O colapso na saúde em Manaus levou o senador Eduardo Braga (MDB/AM) e o deputado federal Delegado Pablo (PSL/Am) a pedirem ao Palácio do Planalto que decrete intervenção federal no Estado.
Um dos pedidos foi feito nesta quinta-feira, 14, pelo líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), um dos parlamentares mais influentes da Casa e com boa relação com o Planalto.
Braga fez a solicitação em conversa com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e com o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).
Na tarde desta sexta-feira, 15, o líder do MDB formalizou o pedido em Ofício 001 2021para a Presidência da República enviado ao presidente Jair Bolsonaro.
O outro pedido foi oficialmente protocolado na noite desta quinta-feira, 14, na Presidência da República, pelo deputado federal Delegado Pablo Souza (PSL-AM).
Até o momento, porém, o governo resiste à ideia. A resistência vem principalmente da equipe econômica, sob o argumento de que uma eventual intervenção atrapalharia o avanço de sua agenda no Congresso.
Segundo a Constituição Federal, durante o período de intervenção federal, o Congresso não pode promulgar emendas constitucionais, o que prejudicaria, por exemplo, a reforma tributária.
Com informações de Igor Gadelha / Sukka Brasil
Foto: Moreira Mariz/Ag. Senado