O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu pelo retorno do deputado Jalser Renier (SD) à presidência da Assembleia Legislativa de Roraima, na noite dessa quarta-feira, 23. A nova decisão ocorre à véspera da perda do mandato do parlamentar ir à votação na Casa.
Jalser Renier estava afastado do cargo, também por decisão do ministro Moraes, desde janeiro de 2021.
O despacho que reconduz Jalser e o restante dos deputados aos cargos na Mesa Diretora da Ale-RR, também suspende o processo de cassação contra o parlamentar que seria votado na sessão desta quinta-feira, 24.
No texto publicado na tramitação da ação no STF, Moraes manda suspender “QUAISQUER PROCESSOS DISCIPLINARES instaurados pela atual composição da Mesa Diretora em desfavor do Deputado JELSER RENIER PADILHA, até o julgamento final da presente Ação Direta” e ordena que a Ale-RR seja comunicada imediatamente desta nova decisão.
Antes dessa decisão, Jalser tentou retornar ao cargo por meio de três recursos. No último, recusado no último dia 3, o ministro Luis Roberto Barroso, chegou a dizer que as tentativas tomavam “tempo e recursos escassos” da Corte.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da ALE-RR e aguarda retorno.
Informação G1 Roraima
Foto: SupCom ALE-RR