Estudantes do curso de História do Centro de Estudos Superiores de Tefé (Cest), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), estão inovando na forma de divulgar conhecimento histórico com o podcast “Trilhas da História”. A iniciativa, que une extensão universitária, pesquisa acadêmica e linguagem digital, tem como objetivo democratizar o acesso à produção histórica e aproximar a universidade da comunidade local e regional.
Com 12 episódios já disponíveis nas plataformas digitais, o podcast aborda temas como “A liberdade na província do Amazonas”, “Trabalho na Amazônia: entre a liberdade e a escravidão”, “Geografia e a leitura do mundo”, e “Arte e ciência: produzindo conhecimento na Amazônia”, entre outros assuntos voltados para a compreensão crítica da história da região.
O projeto é coordenado pelos professores Dr. Daniel Lima e Dr. Luciano Teles e nasceu a partir de uma proposta de extensão do curso de História da UEA. De acordo com Daniel Lima, o podcast surgiu como uma resposta ao desafio de comunicar o conhecimento acadêmico em meio à crescente desinformação nas redes sociais.
— Muitas vezes, o saber produzido dentro da universidade não chega à população. O podcast “Trilhas da História” é uma maneira de contribuir com o bem comum, ao mesmo tempo em que promove o diálogo com diferentes públicos — afirma o professor.
Audiência cresce dentro e fora do Brasil
A proposta do podcast teve início na Rádio Web Xibé, sediada no próprio Cest/UEA, e ganhou corpo nas plataformas de streaming como YouTube e Spotify. Os episódios vêm sendo ouvidos não só em Tefé, mas também em municípios do interior do Amazonas como Fonte Boa, Santo Antônio do Içá, Japurá, Uarini, Coari, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira e Parintins, além da capital Manaus.
O alcance ultrapassou as fronteiras do estado e do país. As análises apontam ouvintes também em cidades como Belém, Macapá, Brasília, São Paulo, e até fora do Brasil, em Nova Iorque, Berlim e Paris.
Segunda temporada estreia em agosto
A segunda temporada do Trilhas da História já tem data para estrear: 14 de agosto de 2025. A nova fase contará com a participação de pesquisadores da área de história e de áreas correlatas, em diálogos que prometem ampliar a visão sobre temas históricos e atuais da Amazônia.
A proposta da nova temporada é estimular uma escuta crítica e plural, pautada no rigor científico e na valorização das múltiplas realidades da região.
🎧 Os episódios do podcast “Trilhas da História” estão disponíveis no Spotify:
https://open.spotify.com/show/7lmF6M4EF6Pk4z3s2OwSJq?si=zy9W9SPGRxSSUbtBnInH9g