quinta-feira, agosto 7, 2025
InícioAmazonasWilson Lima acompanha ação do Corpo de Bombeiros em incêndio de grandes...

Wilson Lima acompanha ação do Corpo de Bombeiros em incêndio de grandes proporções no Distrito Industrial de Manaus

O governador Wilson Lima esteve, nesta quarta-feira (06/08), no Distrito Industrial 2, zona leste de Manaus, para acompanhar de perto a atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) no combate ao incêndio de grandes proporções que atingiu as fábricas Effa Motors e Valfilm da Amazônia.

A operação de combate às chamas, que já dura mais de 30 horas, mobiliza cerca de 200 bombeiros e 26 viaturas. O fogo teve início na terça-feira (05/08) e atinge instalações que armazenavam materiais altamente inflamáveis e tóxicos, como combustíveis, pneus, plásticos industriais e veículos.

“Graças ao empenho dos nossos bombeiros, o fogo está confinado, sem risco de propagação para fábricas vizinhas ou áreas de floresta. Agora iniciamos a etapa de rescaldo. Agradeço o esforço de cada profissional envolvido nesta operação”, declarou Wilson Lima.

Uso de tecnologia e reforço estrutural

Para conter as chamas, os bombeiros utilizam drones de combate a incêndio, caminhões auto bomba tanque, plataformas elevatórias e o Líquido Gerador de Espuma (LGE), que potencializa o controle do fogo. A complexidade da ocorrência é agravada pela alta combustão dos materiais presentes na área atingida.

O comandante-geral do CBMAM, coronel Orleiso Muniz, destacou que a resposta rápida e eficaz ao incêndio foi possível graças aos investimentos recentes do Governo do Amazonas, como a aquisição de novos equipamentos, viaturas e a convocação de 800 novos bombeiros após o concurso público realizado pela atual gestão.

Desde 2019, o efetivo do CBMAM saltou de 690 para mais de 1.500 militares, e o número de viaturas subiu de 19 para 82. O governo também ampliou o número de bases no interior, passando de 11 para 20, com meta de chegar a 27.

Força-tarefa integrada

Diversas secretarias estaduais atuam de forma integrada para garantir o suporte logístico e humanitário à operação. A Polícia Militar isola a área e mantém a segurança do perímetro. A Sejusc, Seas, ADS, Cosama, Defesa Civil, Sine, Sedecti e Secretaria de Saúde também atuam com ações de apoio, como fornecimento de alimentação, água e atendimento psicossocial às equipes.

Fotos: Mauro Neto / Maurílio Rodrigues/Secom e Tiago Corrêa/ UGPE

A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, ressaltou o comprometimento do governo: “Seguiremos no local enquanto for necessário, garantindo suporte total às equipes que estão atuando diretamente na linha de frente.”

O subcomandante da operação, tenente-coronel Helliton de Souza, reforçou que o fogo está sob controle e pediu que não sejam feitas doações espontâneas, já que todo o suporte logístico necessário está sendo garantido pelos órgãos públicos.

“Não tivemos carência de suprimentos em nenhum momento. Temos uma diretoria de saúde com ambulâncias e apoio no local desde o início”, afirmou.

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui