segunda-feira, abril 21, 2025
InícioDestaquesUEA determina afastamento de professor investigado em operação da PF

UEA determina afastamento de professor investigado em operação da PF

Após operação da Polícia Federal (PF) nesta terça-feira, 22, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) determinou o afastamento do professor envolvido na ação. A Operação Plastina tem o objetivo de investigar fatos relacionados à possível prática do crime de tráfico internacional de órgãos humanos.

A UEA destacou que recebeu o Ofício nº. 09/2022, da 4ª Vara da Justiça Federal, decretando o afastamento cautelar por 30 dias, de um professor concursado da disciplina de Anatomia, da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA).

“Ao mesmo tempo, foi realizada busca e apreensão pela Polícia Federal de um computador e peças anatômicas tratadas por meio de plastinação, utilizadas como prática de ensino da disciplina, no laboratório de Anatomia”, destacou a Universidade em nota de Esclarecimento.

Ainda na nota, a UEA destacou que o referido laboratório realiza a técnica de plastinação desde 2017, e que consiste em um procedimento técnico de preservação de matéria biológica, criado pelo cientista Gunther Von Hagens em 1977. O procedimento diz respeito à extração dos líquidos corporais, tais como a água e os lipídios, por meio de métodos químicos, para substituí-los por resinas elásticas de silicone e rígidas epóxicas.

A instituição apontou que, após tomar conhecimento do Ofício que determinou o afastamento cautelar do professor investigado e da ação de busca e apreensão no laboratório supracitado, a Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas cumpriu a ordem judicial e determinou a abertura de sindicância para a apuração dos fatos e responsabilidades.

 

 

Informações da assessoria

Foto: Divulgação

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui