segunda-feira, agosto 25, 2025
InícioDestaquesMPF instaura inquérito para apurar falas discriminatórias contra Yanomami do governador de...

MPF instaura inquérito para apurar falas discriminatórias contra Yanomami do governador de Roraima

O Ministério Público Federal (MPF) abriu investigação para apurar a conduta do governador Antonio Denarium (Progressistas) ao sugerir a aculturação de indígenas, durante entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.

Segundo o MPF, as falas têm potencial discriminatório e são passíveis de responsabilização cível e criminal. O alvo da operação é o trecho da seguinte fala: “Eles [indígenas] têm que se aculturar, não podem mais ficar no meio da mata, parecendo bicho.” A afirmação ocorreu quando o governador respondia sobre os projetos que o governo estadual mantém na Terra Indígena Yanomami.

O procurador Alisson Marugal entende que as declarações de Denarium, além de ofenderem a imagem coletiva dos yanomami, ao rotulá-los como “bichos”, expressam opinião depreciativa que concluiria “que os povos indígenas não podem viver seu modo de vida tradicional.”

O MPF instaurou inquérito para apurar a responsabilidade cível do Governo de Roraima e encaminhou o documento ao procurador-geral da República, Augusto Aras, a quem caberia a apuração criminal de conduta e denunciar o governador junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), corte competente para analisar o caso.

 

 

 

Da Redação 

Foto: Arquivo 

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui