quinta-feira, fevereiro 12, 2026
InícioDestaquesTerremoto de magnitude 7,8 deixa mais de 1.600 mortos na Turquia e...

Terremoto de magnitude 7,8 deixa mais de 1.600 mortos na Turquia e na Síria

Um terremoto de magnitude 7,8 com epicentro na Turquia, que também atingiu a Síria, causou mais de 1.600 mortes na manhã desta segunda-feira, 06.

Horas depois do primeiro terremoto, um tremor secundário de magnitude 7,6 atingiu o sudeste da Turquia — a 4 km ao sul da cidade de Ekinozu, em Kahramanmaras, região mais atingida pelo primeiro terremoto. Na região, um repórter que fazia uma transmissão ao vivo correu para escapar de um desabamento e acabou salvando uma criança.

O segundo tremor foi confirmado por autoridades turcas, mas o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) fala em magnitude de 7,5, às 13h24 no horário local (7h24 no horário de Brasília).

Moradores das províncias de Dohuk e Mosul, no Iraque, afirmaram ter sentido “um leve tremor” na região, segundo a Al Jazeera.

Cenário de destruição

Mais de mil prédios desabaram completamente, sugerindo um número mais grave de mortos e feridos, disse o vice-presidente turco Fuat Oktay. Um castelo de ao menos 2 mil anos foi destruído com os tremores de terra.

O gás foi cortado em toda a área e, em pelo menos três províncias da Turquia, houve danos na rede com registros de explosões.

Pelo menos três dos aeroportos da área afetada foram fechados em três das cidades mais atingidas: Hatay, Maras e Gaziantep. Nas regiões nas mãos dos rebeldes, perto da Turquia, são os socorristas Capacetes Brancos, que ajudam a contabilizar as vítimas. Foram eles que relataram 147 mortos e mais de 340 feridos na província de Idlib e nos arredores de Aleppo, no norte do país.

Os socorristas ainda definiram a situação como “catastrófica” em postagem no Twitter e pediram às organizações humanitárias internacionais para “intervir rapidamente” para ajudar a população local.

Além disso, a neve e as tempestades que atingiram a região impediram o tráfego em outros aeroportos, incluindo o de Diyarbakir.

 

 

Conteúdo UOL

Foto: ILYAS AKENGIN / AFP

Acesse nosso canal no youtube Programa Olho Aberto Parintins

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui