O Amazonas registrou um aumento expressivo de 51,2% na apreensão de drogas em 2024, segundo dados divulgados no dia 11 de junho pelo Mapa da Segurança Pública 2025, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Ao todo, foram apreendidos 43.248 kg de entorpecentes, entre cocaína e maconha, frente aos 28.594 kg recolhidos em 2023.
Esse crescimento nos índices de combate ao tráfico é resultado direto das ações implementadas pelo Governo do Amazonas, por meio do programa Amazonas Mais Seguro, que desde 2019 já destinou R$ 1,16 bilhão para o fortalecimento do sistema estadual de segurança pública.
O secretário de Segurança Pública, Vinícius Almeida, destacou o desempenho das forças policiais. “As Polícias Militar e Civil têm atuado fortemente contra o narcotráfico e na prisão de traficantes. Estamos alcançando resultados significativos com total transparência. Seguiremos firmes no compromisso de garantir mais segurança à população”, afirmou.
Apreensão de cocaína quase dobra em um ano
De acordo com o levantamento, o volume de cocaína apreendido teve um salto de 91,05%: foram 15.034 kg em 2024, contra 7.874 kg no ano anterior. Já a quantidade de maconha retiradas de circulação aumentou 36,13%, passando de 20.720 kg em 2023 para 28.205 kg em 2024.
Nos quatro primeiros meses de 2025, o Estado já apreendeu mais de 18 toneladas de entorpecentes, segundo a SSP-AM.
Maior apreensão da história do Amazonas
Um dos marcos recentes na repressão ao tráfico foi a maior apreensão de drogas já registrada em uma única ocorrência no estado: no dia 1º de junho, a Polícia Militar, por meio da Companhia de Operações Especiais (COE), apreendeu 6,5 toneladas de drogas – entre maconha tipo skunk e cocaína – na região de Manacapuru.
Bases fluviais e reforço da frota
Entre as principais ações estruturais está a inauguração da Base Fluvial Arpão 3, em março deste ano, equipada com tecnologia de ponta e posicionada estrategicamente na região do Médio Solimões. Com essa unidade, o Amazonas agora conta com cinco bases fluviais em operação: Arpão 1, 2 e 3, Tiradentes e Paulo Pinto Nery.
Outro reforço importante foi a entrega de 100 motocicletas para a Polícia Militar em 31 de junho, triplicando a frota da Rocam Motos, especializada em patrulhamento ágil em áreas urbanas. A nova frota oferece melhor desempenho, estabilidade e capacidade de resposta.
Reforço de efetivo e delegacias revitalizadas
O Governo também tem investido na estrutura das forças de segurança. Desde 2020, 39 delegacias no interior do estado foram revitalizadas, garantindo melhores condições de atendimento à população e trabalho aos policiais.
Além disso, o programa Amazonas Mais Seguro já convocou 2,8 mil aprovados no concurso público de 2022, ampliando o efetivo da Polícia Civil (PC-AM) e da Polícia Militar (PMAM), com foco na atuação preventiva e repressiva em todas as regiões do estado.