terça-feira, fevereiro 17, 2026
InícioAmazonasAmazonas lidera em mortes de crianças indígenas pelo segundo ano seguido, aponta...

Amazonas lidera em mortes de crianças indígenas pelo segundo ano seguido, aponta relatório do Cimi

O estado do Amazonas registrou, pelo segundo ano consecutivo, o maior número de mortes de crianças indígenas com idades entre 0 e 4 anos no Brasil. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (29) pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), no relatório anual “Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil”.

De acordo com o levantamento, foram contabilizadas 295 mortes de crianças indígenas no Amazonas em 2023, número que representa um aumento de 26,6% em relação ao ano anterior, quando foram registradas 233 mortes. A maioria dos óbitos foi causada por doenças evitáveis, como pneumonia, diarreia, gastroenterite e desnutrição.

O relatório aponta que, no total, 1.040 crianças indígenas de até 4 anos morreram no país em 2023 por causas que poderiam ter sido prevenidas com acesso a serviços básicos de saúde. Desse total, 274 ocorreram no Amazonas, que lidera o ranking nacional.

Além das mortes infantis, o relatório destaca a alta incidência de suicídios entre indígenas. Em 2024, foram registrados 208 casos de suicídio, sendo 75 no Amazonas. A maioria das vítimas tinha entre 10 e 29 anos de idade.

O Cimi também chama atenção para a omissão do poder público como fator agravante das condições de vida nas comunidades indígenas. Em 2023, o Amazonas foi o estado com maior número de registros de violência por omissão, com 56 casos.

O documento reforça que o cenário é resultado da ausência de políticas públicas efetivas voltadas à saúde indígena, saneamento básico, alimentação e proteção territorial. As mortes, segundo o Cimi, são consequências diretas da negligência do Estado brasileiro.

O relatório foi entregue a autoridades e organizações da sociedade civil como subsídio para ações de enfrentamento à crise humanitária nas terras indígenas, especialmente na Região Norte.

Foto: Rovena Rosa

Acesse nosso canal no youtube Programa Olho Aberto Parintins

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui