A Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea), em parceria com o projeto Empreendedor Digital, realiza, nos próximos dias 17, 18 e 29 de março, treinamentos sobre o uso da Assinatura Avançada. As inscrições acontecem nesta segunda-feira, 15, e terça, 16. As vagas são limitadas.
Para a inscrição, os interessados precisam informar nome completo, número de telefone para contato e a data pretendida para o treinamento em mensagem para o e-mail juceaam@gmail.com. Os inscritos receberão pelo endereço eletrônico o link para assistir à capacitação on-line.
O interessado deve atentar para o e-mail usado no ato da inscrição, que deverá ser o mesmo para a admissão no treinamento.
Implementação
A Junta Comercial do Estado do Amazonas se prepara para adotar, a partir do dia 31 de março, o uso da assinatura eletrônica avançada em substituição ao uso dos certificados digitais.
A implementação é em cumprimento à Lei nº 14.063, de 23 de setembro de 2020, que dispõe sobre o uso de assinaturas eletrônicas em interações com entes públicos, e por meio da qual foram estabelecidos critérios para a assinatura eletrônica e sua aceitação em documentos oficiais.
Para a presidente da autarquia, Maria de Jesus Lins, os usuários da Jucea terão várias vantagens com o uso da assinatura eletrônica avançada.
“As vantagens virão com a redução de custo para o cidadão, a linearidade do processo, a facilitação de assinatura para processos de grandes volumes, e a diminuição e até eliminação do uso de procurações. E, para que o nosso usuário usufrua de todas essas vantagens, estamos oferecendo, junto com nossos parceiros, esses treinamentos”, destacou.
Assinatura avançada
A assinatura eletrônica avançada é meio de comprovação da autoria e da integridade de documentos em forma eletrônica. Para assinar um documento com a assinatura avançada é necessário ter um selo de confiabilidade (obtido gratuitamente no portal Gov.br) e inserir um código de segurança (que é enviado para o e-mail ou celular do assinante).
Informação Agência Brasil
Foto: Divulgação/Jucea