quarta-feira, fevereiro 28, 2024
InícioAmazonasADS divulga balanço de ações executadas durante a pandemia

ADS divulga balanço de ações executadas durante a pandemia

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), já comprou mais de 600 toneladas de produtos regionais oriundos da agricultura familiar do Amazonas, desde o anúncio do pacote de medidas emergenciais para o setor primário, realizado no dia 1º de abril.

Para minimizar o impacto econômico dos produtores locais, a ADS conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa do Amazonas a Lei nº 5.161, de 2 de abril de 2020, que dispõe sobre a aquisição emergencial de insumos produzidos pelos produtores cadastrados no Edital nº 003/2019, beneficiando associações, cooperativas, agroindústrias e produtores individuais credenciados.

“Essa foi uma grande conquista para o setor primário. A suspensão das aulas ocasionaria também a suspensão no fornecimento desses alimentos. A aprovação da lei nos permitiu continuar adquirindo os produtos que, durante esse período, têm como destino pessoas em vulnerabilidade social”, explicou o presidente da ADS, Flávio Antony Filho.

Para esta operação emergencial foram destinados R$ 5 milhões. Até o momento, foram realizados mais de 450 pedidos, beneficiando 155 fornecedores em 15 municípios, além da capital.

Nesta próxima quarta-feira (29), serão disponibilizadas mais 105 toneladas de produtos como abacaxi, abóbora, banana, cheiro-verde, couve, feijão de metro, filé de pescado, banana pacovã, limão, pimentão, mamão, macaxeira, pimenta de cheiro, tangerina, melancia e farinha.

Os alimentos são entregues para a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e Fundo de Promoção Social (FPS), responsáveis pela distribuição dos mantimentos às pessoas em situação de vulnerabilidade social, instituições cadastradas e pontos de acolhimento do Governo do Estado.

Feirantes

A ADS destinou R$ 1 milhão para a compra de alimentos dos feirantes. O objetivo é garantir 50% do que seria comercializado nas feiras da ADS, na capital e no interior. Nos municípios, os alimentos são disponibilizados para o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), hospitais e projetos de atendimento a famílias carentes.

Na capital, já foram adquiridas 28 toneladas de alimentos fornecidos por agricultores da Região Metropolitana, e serão disponibilizadas mais dez toneladas, nesta quarta-feira (29). No interior, já foram adquiridas mais de dez toneladas de produtos regionais, beneficiando um total de 160 feirantes.

Municípios

Ao todo já foram contemplados com as ações da ADS produtores nos seguintes municípios: Codajás, Iranduba, Manacapuru, Manaquiri, Careiro Castanho, Rio Preto da Eva, Manacapuru, Japurá, Itacoatiara, Careiro da Várzea, Eirunepé, Autazes, Carauari, Parintins, Benjamin Constant, Humaitá, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Manaus.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/ADS

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui