Gestora da escola, Lúcia Pereira Macêdo credita o resultado a muito planejamento e ao envolvimento da família na vida escolar. “Uma das nossas primeiras atitudes tomadas, antes mesmo das aulas iniciarem, é o planejamento e a conversa com os pais sobre a importância de eles incentivarem o estudo dos filhos. Debatemos os dados anteriores do Ideb com a equipe pedagógica e com as famílias, e convocamos todos a se engajarem por um objetivo maior que é um aprendizado significativo de nossos estudantes”, conta Lúcia, gestora da unidade há mais de 20 anos.
“Não ficamos somente no discurso. Passamos a convidá-los [os pais ou responsáveis] para acompanhar todo o trabalho realizado. Uma vez no mês, pelo menos, eles vinham à escola para saberem a forma como os alunos estavam sendo trabalhados, durante as aulas. O único modo de eles valorizarem o nosso trabalho é vendo os resultados”, acrescentou Lúcia.
A aluna Emanuely Cristina Rodrigues, de 12 anos, foi uma das responsáveis pelo bom rendimento da unidade no Ideb 2019. Na época, ela estava no 5º ano. “Sinto-me honrada pelo resultado e por fazer parte de uma escola que sempre é destaque, isso me inspira muito. Foi lá que aprendi a ter gosto pelos estudos”, destacou a estudante.
Para o próximo Ideb, em 2021, ela espera ajudar a unidade a alcançar índices ainda maiores – desta vez, nos Anos Finais. “Gosto muito de ler e escrever, estudar é meu hobby. Estou confiante de que obteremos grandes resultados”, completou Emanuely.
Ações pedagógicas
Dentro do planejamento, há inúmeras atividades que contribuem para o bom rendimento da escola, aponta a gestora.
“Usamos os descritores e padrões de avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e passamos a nortear o planejamento com base nas habilidades analisadas nele. Para acompanhar o desenvolvimento dos estudantes, realizamos simulados, diariamente, para verificar o desempenho de cada um. Esses dados são estudados pelos professores, junto à coordenação pedagógica, para pensar nas estratégias mais adequadas para suprir as necessidades dos alunos”, explicou.
Outra ação importante da unidade de ensino é o conhecido como “sábado letivo”, no qual, duas vezes por mês, em sábados intercalados, os educadores se prontificam a dar aulas de 4 horas, no horário da manhã.
“Os estudantes vinham à escola para terem reforço escolar dos conteúdos estudados durante a semana, além de tirar as dúvidas e fazer simulados de Língua Portuguesa e Matemática. O interessante é que, aos sábados, eles chegavam mais cedo e muito entusiasmados. Antes de adentrarem a sala, tinham um momento de descontração com dinâmicas diversificadas, e somente depois seguiam para a aula, principalmente prática”, revelou Lúcia.
“Há alguns anos, as atividades são conectadas com as práticas do cotidiano. Quando estudamos os gêneros textuais, por exemplo, as crianças colocam em prática o que aprenderam, ou seja, aprendem fazendo. Já para estudar frações, usamos materiais concretos para uma melhor percepção”, pontuou a gestora.
Ela reforça, no entanto, que ações como o “sábado letivo” seguem suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
“As crianças levam uma maleta toda decorada com todos os materiais para leitura, escrita e desenho dos textos lidos. Essa maleta passa um dia na casa do aluno e, no dia seguinte, ele conta como foi o momento de leitura em família e reconta a história aos colegas”, descreveu Lúcia.
O projeto “Minha Amiga Tabuada” também faz sucesso entre os pequenos: “A ideia é que, com ele, os alunos aprendam Matemática brincando. De forma lúdica, eles assimilam os conteúdos e ensinam outras turmas que a disciplina pode ser aprendida de forma prazerosa”.
Fora eles, há, ainda, atividades que são apresentadas durante a feira literária anual da unidade, como o projeto “Gêneros Textuais”, trabalhado desde os primeiros dias de aula até o término do ano letivo. “Acredito que a somatória dessas ações é responsável pelo retorno bem-sucedido que buscamos”, finalizou a gestora.
Itacoatiara
Localizada na Região Metropolitana de Manaus, Itacoatiara também obteve o primeiro lugar entre os municípios com as maiores notas no estado, nos Anos Iniciais: líder do compilado, a cidade conquistou 7,2 pontos, 0,4 a mais que o 2º colocado, Novo Airão, e 2,0 acima da meta nacional. Atualmente, Itacoatiara conta com quatro escolas da rede estadual que oferecem o Ensino Fundamental na modalidade. São elas: EE Coronel Cruz (468 alunos, na modalidade), EE Professora Luiz de Vasconcelos Dias (409), EE Anília Nogueira da Silva (42) e EE Capitão-General Mendonça Furtado.
A coordenadora regional de Educação de Itacoatiara, Rosekeury Lamego, afirma que as escolas do município, junto à Secretaria de Educação, sempre buscam projetos voltados para o incentivo da comunidade escolar ao apoio do ensino-aprendizagem. “Com isso, buscamos incentivar os professores, por meio de nossa Coordenação Pedagógica, a desenvolverem ações que resgatem a vontade dos alunos a buscarem conhecimentos”, destacou a coordenadora.
Para o Ideb de 2021, Rosekeury espera que Itacoatiara se supere ainda mais. “Nossa expectativa e desafio é elevar todos os índices, não somente nas escolas do Ensino Fundamental Anos Iniciais, como também nas unidades dos Anos Finais e Ensino Médio”, concluiu.
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