Em meio a crise econômica que a pandemia do coronavírus vem causando à população, principalmente para aqueles com menor poder aquisitivos, moradores de Parintins sofrerão novamente um impacto em seus orçamentos, devido ao reajuste aprovado de 4,52% na tarifa de água e esgoto do município. Decisão passa a valer a partir deste mês.
A concessionária Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), apresentou proposta de reajuste no montante de 4,52%, que foi aprovada pelo prefeito Frank Bi Garcia (DEM), e publicada no Diário Oficial dos Municípios (DOM), pelo decreto nº040/2021. A medida impacta diretamente as famílias, atividades produtivas e comerciais do município.
“Não é o momento de um reajuste, a pandemia ainda não acabou, pra completar estou sem poder trabalhar. O aumento na conta de água em um momento como este não é justo com a população, que já vem sofrendo tanto com tudo isso que está acontecendo e ainda sofre com a qualidade da água fornecida”, declarou uma comerciante de Parintins que preferiu não se identificar.
De acordo com o decreto, a decisão considera que a empresa SAAE não possui receita suficiente para pagar as despesas relativas ao consumo de energia elétrica necessária para fazer gerar os seus motores nas estações de bombeamentos, alegando também, necessitar pagar os custos da manutenção de poços artesianos e rede de distribuição, além de não dispor de recursos para atender a demanda de investimentos necessários e serem insuficientes para a contratação de servidores para atenderem os trabalhos.
A reportagem entrou em contato com os vereadores de Parintins, questionando se haverá fiscalização sobre a taxa autorizada pelo executivo, cobrada para a população, mas até a publicação desta matéria nenhum dos membros do colegiado respondeu. Foram contactados: Alex Garcia (PSD), Babá Tupinambá (PDT), Brena Dianná (PSD), Fernando Menezes (REP), Flávio Farias (PSC), Márcia Baranda (MDB), Massilon Cursino (REP),Mateus Assayag (PL), Telo Pinto (PSDB), Tião Teixeira (DEM), Vanessa Gonçalves (PP).
Confira decreto:
Foto: Reprodução / Internet