Estão abertas as inscrições on-line para o concurso de criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas. As propostas podem ser apresentadas até o dia 31 de maio, no site agenciacultural.org.br.
O concurso, lançado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), faz parte da programação de aniversário do patrimônio histórico, celebrado em 31 de dezembro.
O ganhador do concurso vai receber o prêmio de R$ 5 mil. A expectativa é que o trabalho apresente um interpretação singular do espaço.
Neste ano, estão programadas uma série de atividades para reforçar o sentimento de pertencimento dos amazonenses em relação ao Teatro Amazonas
Concurso
A proposta é voltada para pessoas naturais do Amazonas e cada proponente deve apresentar apenas uma identidade visual, no site: agenciacultural.org.br.
Podem participar: pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e/ou estudantes de artes, designer e publicidade.
A identidade visual deve ser encaminhada em formato PDF, com itens como capa (proposta de identidade visual comemorativa dos 125 do Teatro Amazonas e nome do proponente); objetivo (o que o proponente busca com esta apresentação); referências (quais outros projetos o proponente usou para se inspirar); painel semântico (moodboard com elementos visuais nortearam o desenvolvimento da proposta); paleta de cores (quais as cores escolhidas para a identidade visual e seus motivos e significados, mostrando as versões RGB, com código hexadecimal, e CMYK); formas (quais as formas escolhidas para a identidade visual e seus motivos e significados); fonte (qual fonte foi utilizada no projeto e por quê); assinaturas (vertical, horizontal e outras, se houver); versões de cores (colorida, monocromática com escala de cinza, negativa e positiva, para todas as assinaturas apresentadas anteriormente); textura/pattern/padrão, aplicações (mockups de como a identidade visual desenvolvida pode ser aplicada nas redes sociais, banner, papel timbrado e souvenir). O tamanho da apresentação não pode ultrapassar 15MB.
Cronograma
As propostas vão ser aceitas até 31 de maio. A primeira fase, de análise documental, está prevista para o período de 1º a 3 de junho, enquanto a segunda etapa, de análise das propostas da identidade visual, deve acontecer entre os dias 4 e 8 de junho.
O manual de identidade visual deve ser apresentado pelo proponente em até 30 dias após o resultado final, previsto para 15 de junho.
Da Redação O Antenado
Foto: Janailton Falcão