Pessoas com deficiência (PcDs) têm encontrado novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Desde setembro de 2023, a pasta oferece auxílio gratuito para criação e encaminhamento de currículos por meio do Centro Estadual de Cuidados para Idosos e Pessoas com Deficiência (CECIPcD), localizado na zona sul de Manaus.
Coordenado pela Secretaria Executiva de Direitos da Pessoa com Deficiência (SePcD), o serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da secretaria, situada na rua Marquês de Quixeramobim, nº 210, conjunto Parque das Laranjeiras, bairro Flores.
Segundo o técnico Igor Uriel, responsável pelo atendimento, a ação nasceu de uma parceria com a Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), mas ganhou força com o tempo. “Esse trabalho começou por volta de setembro de 2023. No início, a gente só encaminhava para a Setemp, mas com o tempo outras empresas começaram a procurar a gente e hoje conseguimos alcançar ainda mais pessoas”, afirmou.
Desde o início do projeto, mais de 100 currículos já foram elaborados e encaminhados para empresas públicas, privadas e instituições de qualificação profissional, de acordo com o perfil da pessoa e as demandas do mercado.
Experiência transformadora
A história de Wendel Feitosa, de 21 anos, é um exemplo dos resultados positivos do programa. Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de grau leve, Wendel procurou o serviço da Sejusc no segundo semestre de 2024. Com o apoio técnico da equipe, ele conseguiu emprego em uma empresa de papelões no Distrito Industrial de Manaus, onde trabalha desde novembro daquele ano.
“Eu fui com a minha mãe fazer esse processo na Sejusc e, graças a Deus, esse currículo me ajudou. O processo foi bem fácil, resolver as questões de documentos e organizar para que o trabalho fosse obtido”, relatou.
Completando seis meses de trabalho em abril de 2025, ele descreve a experiência como um marco em sua vida. “Desde o primeiro dia a minha experiência com a empresa foi algo melhor, é algo que nunca vou esquecer. Eu trabalho na produção, mexo com papelão e me sinto ótimo. Trabalhar é muito importante para a minha vida”, declarou.
A Sejusc reforça que os atendimentos continuam normalmente durante a semana e convida todas as pessoas com deficiência que estejam em busca de inserção profissional a procurar o serviço.