quarta-feira, outubro 29, 2025
InícioAmazonas‘Bacurau de coração’, Roberto Cidade destaca importância cultural e econômica da Festa...

‘Bacurau de coração’, Roberto Cidade destaca importância cultural e econômica da Festa da Melancia e da Expomani em Manicoré

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), prestigiou, no último fim de semana, a 25ª edição da Expomani (Exposição Agropecuária de Manicoré) e a 27ª Festa da Melancia, realizadas no Parque de Exposição Domingos Galdino, em Manicoré (a 332 km de Manaus). Cidadão manicoreense, o parlamentar ressaltou a relevância cultural e econômica dos eventos, que voltaram a ser realizados após cinco anos.

Segundo Cidade, iniciativas como a Expomani e a Festa da Melancia movimentam a economia local e fortalecem a identidade cultural do interior do Estado. “Quando se investe na cultura do interior, a gente aquece a economia. O recurso que é investido volta para a população. Cada um real investido retorna, no mínimo, três reais para a economia do município. Isso fortalece os comerciantes, beneficia a prefeitura e, sobretudo, traz alegria para a população. Fiquei muito feliz em ver Manicoré retomando suas tradições”, afirmou.

Considerados os maiores eventos da Calha do Madeira, a Expomani e a Festa da Melancia reuniram agronegócio, capacitação técnica, turismo e lazer, resgatando a tradição iniciada pelo ex-prefeito Nena. “Foi um sucesso, fruto da organização da prefeitura e do apoio do Governo do Estado. Estaremos à disposição para colaborar ainda mais no próximo ano, para que os eventos cresçam e avancem a cada edição”, destacou.

O deputado agradeceu ao prefeito Lúcio Flávio, à secretária municipal de Cultura, Adrienne Cidade, aos comerciantes e à população que prestigiou a programação. “Foi gratificante rever amigos, sentir a receptividade dos moradores e ver o empenho de todos para que tudo desse certo. Estou otimista com o futuro de Manicoré”, completou.

Patrimônio cultural
Devido à relevância histórica e social das festas, Roberto Cidade é autor das leis que garantem proteção legal a essas tradições. A Lei nº 5.015/2019 reconhece a Festa da Melancia como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas, enquanto a Lei nº 5.241/2019 declara a Expomani como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado.

Acesse nosso canal no youtube Programa Olho Aberto Parintins

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui