A Polícia Federal (PF), em cooperação com autoridades espanholas, prendeu na última quarta-feira (5/11), em Valência, na Espanha, um foragido da Justiça brasileira. O homem, de nacionalidade colombiana, era alvo de mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Federal no Amazonas e estava incluído na Difusão Vermelha da Interpol.
O suspeito é investigado no âmbito da “Operação Xeque-Mate”, deflagrada pela PF no Amazonas há cerca de um mês, por envolvimento com tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Segundo as investigações, ele atuava como operador financeiro responsável pelo envio de grandes quantidades de entorpecentes produzidos na Colômbia para uma facção criminosa com atuação no estado, utilizando pagamentos feitos em criptoativos.
Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de prisão e determinado o sequestro de aproximadamente R$ 122 milhões em bens ligados ao esquema criminoso.
A prisão foi realizada pela Polícia Nacional da Espanha, com o apoio das adidâncias da PF em Madri e Bogotá. A Polícia Federal no Amazonas já solicitou à Justiça Federal em Manaus a abertura do processo de extradição do preso para o Brasil.




