sexta-feira, janeiro 30, 2026
InícioAmazonasProjeto de lei propõe notificação eletrônica para motoristas quando veículos forem removidos

Projeto de lei propõe notificação eletrônica para motoristas quando veículos forem removidos

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) o Projeto de Lei nº 751/2025, de autoria do deputado estadual e presidente da Casa, Roberto Cidade (UB), que prevê a notificação eletrônica aos proprietários de veículos quando seus automóveis forem removidos por estacionamento irregular.

Pelo texto da proposta, o proprietário do veículo deverá ser informado por meio de mensagem de texto (SMS), aplicativos de mensagens instantâneas ou e-mail, com informações claras e objetivas sobre a ação de remoção. A notificação deverá detalhar o motivo da apreensão, a data, o horário, o local da retirada, além da localização exata do pátio ou depósito onde o veículo foi levado.

A iniciativa busca amanter os motoristas informados com mais rapidez e transparência, evitando transtornos como gastos com diárias de pátio e deslocamentos desnecessários para descobrir onde o veículo foi conduzido. Segundo o autor, a proposta não deve gerar impacto financeiro relevante para o Estado, já que os órgãos de trânsito e transporte já dispõem de sistemas capazes de viabilizar comunicações eletrônicas.

Atualmente, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), o condutor que estaciona em local proibido pode ser multado, ter o veículo removido e perder pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A ideia do projeto é complementar as normas existentes com um meio de ligação direta entre o poder público e o motorista no momento em que ocorre a remoção.

O PL segue em tramitação na Aleam e ainda será analisado pelas comissões antes de ir ao plenário para votação.

Acesse nosso canal no youtube Programa Olho Aberto Parintins

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui