O governador Roberto Cidade assinou, nesta terça-feira (23/06), o repasse da segunda parcela do convênio destinado à elaboração do Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu. O aporte de R$ 1.195.480,07 integra o conjunto de investimentos voltados à preservação ambiental e ao ordenamento sustentável de uma das áreas mais importantes para o turismo, lazer e abastecimento hídrico da capital amazonense.
Durante o ato, o governador destacou que o plano será fundamental para orientar ações de preservação e disciplinar o uso da área, garantindo o equilíbrio entre desenvolvimento e conservação ambiental.
“Estamos avançando em um planejamento que vai assegurar a proteção do Tarumã-Açu, mantendo o rio limpo e saudável para as próximas gerações. Também vamos organizar atividades desenvolvidas na região, como os flutuantes, de forma responsável e sustentável, valorizando um dos maiores patrimônios naturais do Amazonas”, afirmou Roberto Cidade.
O convênio reúne a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Amazonas (Fadect-AM). No início do ano, já havia sido liberada a primeira parcela, no valor de R$ 978.120,06. Com o novo repasse, o investimento total alcança R$ 2.173.600,13, provenientes do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema).
O Plano Diretor será desenvolvido em cinco etapas, que incluem planejamento das ações, participação social, diagnóstico ambiental e socioeconômico da bacia, projeção das demandas hídricas e elaboração de metas e diretrizes para a gestão futura do território.
Além de contribuir para a preservação dos recursos naturais, a iniciativa representa um marco para a gestão das águas na Amazônia. O documento será o primeiro Plano de Bacia Hidrográfica implementado na Região Norte do Brasil, elaborado no âmbito do Comitê de Bacia Hidrográfica do Tarumã-Açu, pioneiro na região.
A Bacia do Tarumã-Açu possui relevância estratégica para Manaus por concentrar atividades turísticas, econômicas e ambientais, além de enfrentar desafios relacionados ao uso dos recursos hídricos e à ocupação do território. A elaboração do plano busca justamente estabelecer critérios técnicos e instrumentos eficazes para orientar a gestão sustentável da área.
Participaram da reunião o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira; o reitor da UEA, André Zogahib; o professor e vice-coordenador do mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos da UEA, Carlos Sandro Carvalho; a representante da Fadect-AM, Suane Viana; e o professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos da UEA, Thiago Flores.
Fotos: Arthur Castro / Secom




