quarta-feira, fevereiro 28, 2024
InícioAmazonasEncontro nacional discute propostas da reforma tributária em evento virtual aberto ao...

Encontro nacional discute propostas da reforma tributária em evento virtual aberto ao público

Na próxima segunda-feira, 15,  será realizado o primeiro encontro virtual do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), com transmissão ao vivo pelo canal da entidade no YouTube, das 14h às 17h, no horário de Manaus. O encontro tem o intuito de ampliar a discussão em torno da reforma tributária, que pode impactar diretamente no principal modelo econômico da região amazônica, a Zona Franca de Manaus (ZFM).⠀

⠀A manutenção do tratamento tributário diferenciado da ZFM passou a ser defendida pelo conjunto dos secretários estaduais de fazenda do País, após um trabalho sistemático de estudos técnicos, acompanhamento e articulação do Governo do Amazonas por meio do Comitê de Assuntos Estratégicos (Cate) do Estado. O Cate foi instituído pelo governador Wilson Lima, em julho do ano passado, e é coordenado pelo secretário de Fazenda do Amazonas, Alex Del Giglio.

“O Cate tem estado atento aos eventos e discussões que tratam da reforma tributária. Em toda oportunidade, temos demonstrado que o modelo de excepcionalidade da ZFM vem sendo importantíssimo para o desenvolvimento do País”, destacou o secretário.

No evento, o secretário especial da Receita Federal, José Tostes Neto, irá apresentar as perspectivas do Governo Federal sobre o tema. Já o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Fazenda (Consefaz), Rafael Fontelles, abordará a proposta dos estados, que mantêm a Zona Franca de Manaus como regime de exceção tributária, preservando o já consolidado modelo econômico da região.

O Encat irá envolver ainda duas propostas em tramitação no Congresso Nacional, que serão apresentadas pelo ex-deputado e economista Luiz Carlos Hauly (Proposta de Emenda Parlamentar – PEC 110) e pelo diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCIF), Eurico de Santi (PEC 45). As matérias se encontram, respectivamente, no Senado e na Câmara.

Debate ampliado

O coordenador adjunto do Encat e auditor de tributos da Secretaria de Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM), Luiz Gonzaga Ló, acredita que o debate sobre as propostas ajuda a democratizar a discussão em torno da reforma tributária no Brasil e gerar uma visão crítica sobre o assunto na sociedade, da população em geral e até de setores empresariais, agentes políticos e formadores de opinião.

“É uma oportunidade ímpar, aberta ao público, para todo amazonense, entidades de classes, formadores de opinião e agentes públicos terem oportunidade de vislumbrar uma visão mais crítica das propostas de reformas tributárias que estão sendo discutidas no Congresso Nacional”, diz ele, que observa com otimismo o amadurecimento da discussão, prestes a se materializar em forma de lei. “Se não for uma dessas, vai ser uma mistura delas”, declarou Ló.

Ainda segundo o coordenador adjunto, até esse sábado (13/06) deve ser disponibilizado um número de WhatsApp para interação, comentários ou perguntas do público no link do evento no YouTube. Na plataforma, é possível definir um lembrete para a hora do evento.

O coordenador nacional do Encat, Eudaldo Almeida, da Secretaria de Fazenda do Estado da Bahia, destaca o caráter inédito do evento e acredita que a abertura da discussão pela internet para todo o país permite a ampliação do debate em torno do tema. Ele também destacou a experiência, em nível nacional e internacional, na área econômica e tributária.

“O grande ganho deste Encat é que vamos ter palestrantes de muito peso, inclusive de fora do Brasil, dando possibilidade de qualquer pessoa da sociedade e, principalmente, contadores, advogados, comerciantes, consultores e funcionários públicos, que tenham interesse nesse tema, para que possam participar dessas apresentações seguidas de debate. É a primeira vez que o Encat faz algo assim”, afirma.

Encat

O Encat tem como premissa a troca de experiências entre os Fiscos e conta com representantes de todas as secretarias de Fazenda dos 26 estados da Federação e do Distrito Federal, que atuam na área da arrecadação e tributação, além de representantes de outros órgãos da federação. O objetivo é discutir e deliberar sobre assuntos de natureza econômica, fiscal e tributária de interesse do País.

Palestrantes

Luiz Hauly – Ex-deputado e ex-secretário da Fazenda do Paraná e autor da PEC 110, em tramitação no Senado Federal.

Eurico De Santi

Doutor em direito tributário e um dos diretores do Centro de Cidadania Tributária (CCIF), abordará a PEC 45, em tramitação na Câmara dos Deputados.

Rafael Fontelles

É secretário da Fazenda do Piauí e presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Fazenda (Consefaz). Ele irá apresentar a perspectiva dos estados, proposta que contempla a preservação do modelo da Zona Franca de Manaus.

José Tostes Neto

É secretário da Receita Federal, ex-coordenador do Consefaz e ex-secretário de Fazenda do Pará. Ele apresentará a perspectiva de reforma do Governo Federal.

Marcio Verdi

É secretário executivo do Centro Interamericano de Administrações Tributárias (Ciat) e ex-auditor fiscal da Receita Federal. Ele irá mediar o debate e apresentar um panorama internacional dos sistemas tributários.

Serviço:

Link do evento: https://youtu.be/3QTaTNpTci4
Dia e hora: Segunda-feira (15/06), das 13h às 17h (Hora Manaus)

Informação Assessoria
 

Foto: Divulgação

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui