quinta-feira, fevereiro 29, 2024
InícioAmazonasWilson Lima reafirma compromisso com diálogo entre os poderes em posse da...

Wilson Lima reafirma compromisso com diálogo entre os poderes em posse da nova presidência do TJAM

O governador Wilson Lima participou, nesta sexta-feira, 03, da sessão virtual de posse dos novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para o biênio 2020/2022. Na ocasião, o desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira assumiu a presidência da corte, enquanto a desembargadora Carla Maria Santos dos Reis tomou posse como vice-presidente, e a desembargadora Nélia Caminha Jorge, como corregedora-geral de Justiça.

Durante a solenidade, Wilson Lima desejou sucesso ao novo presidente da corte estadual. “Eu tenho certeza desse trabalho que tem sido profícuo no TJAM, levando em consideração o histórico do desembargador Jorge Chalub, que é um homem de superação, forjado pelas adversidades da vida, e quem conhece o Chalub sabe como ele sempre teve a habilidade e a garra de superar momentos complicados. Não tenho a menor dúvida de que essa sensibilidade que ele tem, de ser um homem aguerrido e comprometido, vai colocar o Tribunal de Justiça e a nossa Justiça em boas mãos”, ressaltou.

O governador também destacou o papel da Justiça na garantia dos direitos fundamentais e da harmonia social, reafirmando o compromisso do Governo do Estado com a união e o diálogo entre os poderes, que têm sido fundamentais durante o enfrentamento à pandemia.

Wilson Lima enalteceu, ainda, o trabalho do desembargador Yedo Simões de Oliveira, que dirigiu a corte nos últimos dois anos, junto aos desembargadores Wellington José de Araújo (vice-presidente) e Lafayette Carneiro Vieira Júnior (corregedor-geral). Nesse período, o Governo do Amazonas avançou em projetos em parceria com o TJAM, como o Sistema de Gestão Prisional (Sigesp), lançado no dia 29 de junho.

“Em abril, também fez um ano do lançamento e do funcionamento do projeto de videoconferência nas unidades prisionais, o que deu uma celeridade muito grande nesses trabalhos e diminuiu custos. Quero também destacar os recursos que foram destinados (pelo TJAM) para o Estado, sobretudo para o sistema prisional, para o combate ao coronavírus, para a confecção de máscaras pelo núcleo de costura da Penitenciária Feminina de Manaus”, acrescentou o governador.

Presidente

Nascido em Manaus, o desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Foi inspetor regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e, na advocacia, construiu uma trajetória reconhecida nas áreas de Processo Criminal, Civil e Eleitoral. Também atuou no Tribunal do Júri e militou nos Tribunais Superiores.

Ingressou na magistratura em 2004, pelo critério do quinto constitucional em vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM). Na corte estadual, já havia exercido os cargos de vice-presidente e de presidente (2009 a 2010) e, atualmente, integra a Segunda Câmara Cível, além de coordenar a Escola de Aperfeiçoamento dos Servidores do Tribunal (Eastjam).

Informação Assessoria 

Foto: Maurílio Rodrigues/Secom

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui