Único torneio estadual do país cancelado no ano passado, o Campeonato Amazonense de 2020 recomeçaria do zero nesta quarta-feira, 10. No entanto, o colapso no sistema de saúde do estado devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19) e a campanha do Manaus na Copa Verde – classificado às semifinais – levaram a Federação Amazonense de Futebol (FAF) a postergar a primeira rodada para a próxima segunda-feira, 15.
Segundo o boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do Amazonas, divulgado ontem, 08, o estado tem 336 pacientes infectados pela covid-19 no aguardo de transferência para leitos hospitalares. A taxa de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) é de 93,8%. Em janeiro, foram registradas mais de 2,5 mil mortes pelo novo coronavírus, com episódios de falta de oxigênio nos hospitais locais.
Paralelo a isso, o Manaus está na semifinal da Copa Verde – também referente a 2020 – após eliminar o Paysandu nas quartas de final. Na semifinal, o Gavião terá pela frente mais um time paraense, o Remo. Os manauaras podem ter de duas a quatro datas (se chegarem à final) voltadas às competição regional. A FAF, por sua vez, reservou cinco datas para o novo Amazonense, com intuito de realizá-lo rapidamente: três para a fase de grupos, uma para as semifinais e outra para a decisão.
Informação Agência Brasil
Foto: Manaus FC