segunda-feira, junho 17, 2024
InícioAmazonasRoberto Cidade entrega Centro de Proteção do Idoso revitalizado no bairro Parque...

Roberto Cidade entrega Centro de Proteção do Idoso revitalizado no bairro Parque 10

O governador em exercício, deputado estadual Roberto Cidade, reinaugurou a sede do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi), após a unidade ser revitalizada pelo Governo do Amazonas. Com isso, o espaço localizado na rua do Comércio, bairro Parque 10, zona centro-sul de Manaus, retomou as atividades nesta quarta-feira (10/01).

Administrado pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o Centro teve o serviço executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).

Segundo o governador em exercício, a unidade foi totalmente adequada para melhor atender à população idosa, principalmente, das zonas sul e centro-sul, reunindo serviços essenciais para idosos e facilitando o acesso dos moradores do bairro Parque 10 e proximidades.

“A Sejusc, a secretaria de Segurança, todas as secretarias do Estado trabalham em conjunto. Com o idoso, a gente tem que ter um tratamento diferenciado. E o governador Wilson Lima tem feito”, destacou o governador em exercício.

Acompanharam Roberto Cidade na agenda, os também deputados estaduais Sinésio Campos, Dr. Gomes, Delegado Pericles e Wanderley Monteiro; além de secretários estaduais, como Jussara Pedrosa (Sejusc) e Marcellus Campêlo (UGPE).

“O Cipdi necessitava de uma revitalização, de um espaço acessível, justamente para atender às políticas da secretaria. É importante ressaltar que aqui teremos mensalmente 400 atendimentos. O idoso pode procurar diretamente para ter um atendimento psicológico, social e se for em caso de denúncia, a equipe vai fazer uma visita na casa, apurar a denúncia e dar o seguimento junto com toda a rede de proteção”, explicou Jussara Pedrosa.

A obra custou R$ 112,3 mil e entre os serviços realizados estão pintura completa, troca de todo o telhado, além de revisão do sistema elétrico e hidráulico e instalação de novos condicionadores de ar.

“O governador Wilson Lima determinou que a UGPE apoiasse algumas secretarias nas suas revitalizações necessárias. Esta já é a segunda obra que trabalhamos com a Sejusc, com um investimento aqui de aproximadamente 112 mil reais, tornando esse espaço adequado para o atendimento ao idoso”, explicou Marcellus Campêlo.

Foto: Alex Pazuello/Secom

Cipdi

Localizado ao lado da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), o Cipdi funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com atendimento psicossocial, jurídico, registro de denúncias de violências de qualquer natureza, encaminhamento para programas sociais do Governo do Amazonas voltado a esse público, como o Idoso Empreendedor (que em parceria com a Agência de Fomento do Amazonas – Afeam – ajuda na obtenção de crédito para montar um negócio próprio) e o Vida e Saúde do Idoso Ativo (voltado para atividades físicas e fisioterapia), ambos geridos pela Sejusc.

“Para nós, o Cipdi é muito importante, o trabalho é muito importante. O centro é aquele socorro de urgência, que funciona junto com a delegacia do idoso, é aquele pronto atendimento, gente busca para atender as necessidades que o idoso tem pela violência que passamos”, avaliou Iara Lanza, 75 anos, que atua na pastoral do idoso e recebia um dos primeiros atendimentos na unidade após reabertura.

O Centro Integrado dispõe de equipes técnicas especializadas, que realizam visitas domiciliares, mediação de conflitos e atividades preventivas contra violações de direitos. A unidade atende com demanda espontânea para orientações, denúncias e demais serviços.

O acesso por transporte público coletivo pode ser feito por meio das linhas 100, 304, 359, 446, 402 e 407.

Serviço ampliado

O Cipdi possui outros dois postos, atendendo ao público da zona norte da capital no Shopping ViaNorte, bairro Monte das Oliveiras, e ao público da zona leste, no Shopping São José, aberto em novembro de 2023. Os espaços oferecem os mesmos serviços na unidade do Parque Dez.

Em 2023, o Cipdi atendeu 981 idosos e realizou 380 visitas domiciliares. Além disso, com a campanha nacional Junho Violeta, os trabalhos integrados com a segurança pública são reforçados para cumprimentos de mandados e averiguação de denúncias de violências contra os idosos.

 

 

 

Informação Assessoria 

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui