quinta-feira, abril 25, 2024
InícioAmazonasMesmo com água contaminada, Prefeitura de Parintins autoriza aumento da tarifa 

Mesmo com água contaminada, Prefeitura de Parintins autoriza aumento da tarifa 

Em total desrespeito com a população, que vem consumindo água contaminada há anos, a Prefeitura de Parintins autorizou o reajuste na tarifa de água e esgoto do município pelo quarto ano seguido. Desta vez, o aumento é de 4,51%. A informação foi publicada no Diário Oficial dos Municípios do Amazonas (DOM-AM), nesta segunda-feira, 19, através do Decreto de Nº 011/2024 assinado pelo prefeito Frank Luiz Garcia (União Brasil).

De acordo com analises realizadas em 2023 pela Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), em pontos estratégicos de Parintins, foram encontrados contaminação por nitrato e alumínio, em altíssima concentração, o que elevou a acidez do pH da água, sendo constatada fora dos padrões recomendados para o consumo humano.

Estudos apontam ainda, problemas na qualidade da água de Parintins desde de 2005, seguido por levantamentos em 2018 realizados pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que concluiu o relatório informando que o consumo dela era impróprio.

Com a repercussão do assunto no ano passado, a empresa de Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parintins (SAAE), responsável pelo abastecimento de água potável da população do município, informou que uma empresa estava sendo contratada para averiguar as condições da água com novas análises e indicação geológica de novos poços, afim de fazer uma contraprova em relação aos resultados da Cosama e FVS. Até então, nenhuma medida efetiva para a solução do problema foi tomada.

Justificativa do Aumento

A justificativa do aumento de 4,51% da tarifa de água e esgoto em Parintins repete os mesmo motivos dos reajustes dos últimos anos, autorizados em decreto pelo prefeito, a receita recebidas pelo SAAE são insuficientes para cobrir as despesas básicas da empresa e que o ajustamento é baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O valor com a inclusão do reajuste passa a ser inserido nas contas de águas da população de Parintins a partir desta segunda-feira, data da publicação do decreto e vigor.

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui