sexta-feira, junho 21, 2024
InícioAmazonasEm Parintins, UGPE realiza palestras para estudantes sobre saneamento básico e as...

Em Parintins, UGPE realiza palestras para estudantes sobre saneamento básico e as ações do Prosai

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) realizou, nesta terça-feira (28/05), em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), palestra para 300 estudantes da rede estadual de ensino. O objetivo é promover o conhecimento sobre o Programa de Saneamento Integrado do Interior (Prosai), que o Governo do Amazonas está levando para a cidade.

A atividade, realizada no auditório do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Deputado Gláucio Gonçalves, no bairro São Vicente de Paula, está inserida em um conjunto de ações que o órgão realiza na cidade antes do início das obras, que vão melhorar a urbanização.

A finalidade é levar o programa ao conhecimento da população e também para falar sobre a importância do saneamento básico, considerando que o Prosai Parintins vai construir um novo sistema de abastecimento de água para atender cem por cento da população e implantar rede de tratamento de esgoto capaz de atender até 25% da cidade.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Na segunda-feira (27/05), as equipes do Governo do Amazonas se reuniram com os representantes do Grupo de Apoio Local (GAL), instância participativa do programa responsável em difundir informações entre as famílias cadastradas. O assunto foi o processo de certificação das famílias que serão reassentadas, status das licitações das obras, implantação de um Banco de Talentos para futuras contratações e as ações de divulgação e pesquisa que estão sendo realizadas pela Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) parceira da UGPE, no programa.

De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, é muito importante que essas atividades sejam esclarecidas para os moradores, pois todos serão beneficiados pelas obras de água e esgoto que serão realizadas na ilha da magia.

“São atividades que fazem parte do plano de reassentamento das famílias que estão na área de intervenção das obras. Estamos esclarecendo todas as dúvidas e divulgando o programa tanto para os beneficiários quanto para a população em geral. As ações se estendem até quarta-feira (29/05), ocasião em que realizaremos uma ação de sensibilização para os técnicos da Defensoria Pública (DPE) em Parintins” afirmou.

O subcoordenador Ambiental da UGPE, Otacílio Cardoso Junior, que ministrou a palestra para os estudantes, explicou como serão realizadas as obras do Prosai.

“O Governo do Amazonas realizará uma grande obra de saneamento na cidade. Discutimos diversos assuntos relacionados ao saneamento básico, destacando a importância de uma cidade com água tratada, esgoto e drenagem adequados. Explicamos o que realmente acontecerá com o projeto em Parintins”, enfatizou.

O beneficiário do programa, Gelson de Souza, que participou das programações realizadas pelas equipes, ressalta sua satisfação sobre as abordagens das temáticas relacionadas ao Prosai. “Realmente, essa foi uma das melhores reuniões que eu acompanhei, foi tudo muito bem esclarecido, consegui entender o que será realizado em Parintins, moro no bairro Castanheira uma área que tem muitas dificuldades, e mesmo assim me fizeram diversas visitas, são muito atenciosos” afirmou.

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui