sexta-feira, julho 12, 2024
InícioAmazonasManausEvento do BID em Manaus gera mais de 3 mil reuniões de...

Evento do BID em Manaus gera mais de 3 mil reuniões de negócio do setor de alimentos e bebidas

Pequenas e médias empresas do setor de alimentos e bebidas da América Latina e Caribe e compradores internacionais realizaram mais de 3 mil reuniões de negócios durante o fórum LAC Flavors 2024, segundo dados preliminares do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Na ocasião, foram apresentadas a criatividade culinária, os sabores tradicionais e a grande variedade de produtos inovadores em alimentos e bebidas da Amazônia e do restante da região.

Durante os dias 5 e 6 de junho, 300 PMEs do setor de alimentos e bebidas da região se reuniram com 87 compradores de 29 países, incluindo sete países membros não mutuários do BID, como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Bélgica, Espanha, Reino Unido e Israel, bem como outros países da Europa, Ásia e Médio Oriente.

Nesta edição, 52% das empresas exportadoras participantes são lideradas ou pertencentes a mulheres. A iniciativa está alinhada com Amazônia Sempre, o programa holístico regional do BID para o desenvolvimento sustentável da região amazônica.

O LAC Flavors, principal fórum de negócios da indústria de alimentos e bebidas da América Latina e Caribe, contou em sua décima segunda edição com a participação de mais de 100 empresas dos oito países que compõem a Amazônia.

O evento foi organizado pelo BID por meio de sua plataforma ConnectAmericas, a primeira rede social voltada para negócios nas Américas, em colaboração com a ApexBrasil, a agência de promoção de exportações do governo brasileiro. Também participaram 20 agências de promoção de exportações de países da região.

“O comércio agroalimentar na nossa região não só tem potencial para apoiar a segurança alimentar global, mas também impulsiona o crescimento econômico local”, disse Fabrizio Opertti, Gerente do Setor de Integração e Comércio do BID. “A Amazônia, em particular, possui uma rica oferta de produtos culinários inovadores e sustentáveis. É essencial expandir e facilitar as oportunidades de acesso aos mercados internacionais para as PMEs de alimentos e bebidas na América Latina e no Caribe, o que gera um impacto significativo no desenvolvimento sustentável e econômico da região”.

O peso das exportações agroalimentares da América Latina e do Caribe aumentou significativamente nos últimos anos, passando de 15% para 25% do total entre 2000 e 2022. Esta indústria emprega em média 15% da força de trabalho da região e representa em média 6% do PIB dos países da região.

No caso dos países amazônicos, eles têm potencial para exportar produtos compatíveis com as florestas como alternativa para promover o desenvolvimento regenerativo e de baixo carbono. Entre 2017 e 2019, a exportação desses produtos gerou US$ 295 milhões por ano para a região amazônica.

Além de sessões individuais de matchmaking, o LAC Flavors 2024 ofereceu workshops e seminários sobre temas como fornecimento e embalagens sustentáveis, tecnologia de alimentos, certificações, comércio eletrônico e técnicas de negociação. Uma sessão especial com renomados chefs locais e internacionais explorou os tesouros gastronômicos dos ingredientes amazônicos e seu potencial de exportação.

Ao longo de sua história, o LAC Flavors facilitou mais de 26 mil reuniões de negócios individuais, gerando mais de US$ 1 bilhão em negócios fechados e potenciais.

Sobre o BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região. Acesse nosso tour virtual.

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui